Programa Qualidade de Vida e Saúde Pós Cirurgia Bariátrica

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Normalmente após a cirurgia bariátrica o paciente apresenta uma importante perda de peso, melhora significativa na saúde e mudanças no aspecto físico e na esfera emocional.

Sem nenhum acompanhamento pós-operatório estas mudanças poderão não levar ao resultado imediato e tardio desejados pelo paciente, pois existem vários tipos de cirurgia bariátrica, e cada uma delas com suas particularidades, fazendo com que o acompanhamento pós-operatório seja individualizado para cada paciente levando em conta o sexo, a idade, as doenças anteriores a cirurgia, o tipo de cirurgia, etc. Sem um acompanhamento adequado o paciente pode desenvolver deficiências nutricionias, perda importante de massa muscular, reganho de peso e complicações tardias. Por esses motivos a equipe multidisciplinar de Cirurgia da Obesidade e do Diabetes da Clínica Procto Gastro criou o Programa de Qualidade de Vida e Saúde Pós Cirurgia Bariátrica com o objetivo de oferecer aos pacientes um acompanhamento pós-operatório especializado, para que ele possa obter todos os benefícios da cirurgia e das mudanças, com bom resultado no curto e longo prazo. Este programa anual inclui os acompanhamentos abaixo discriminados:

1. Nutricionista com experiência nos vários tipos de cirurgia bariátrica:

  • a. Como a cirurgia não cura, mas ajuda no controle da obesidade, é fundamental a mudança pós-operatória dos hábitos alimentares para evitar reganho de peso. Além do risco de reganho de peso, o erro alimentar após a cirurgia causa deficiências nutricionais importantes. Por estes motivos, o acompanhamento da nutricionista com experiência em cirurgia bariátrica na orientação e acompanhamento desta mudança é muito importante para uma perda de peso sem risco de deficiências ou reganho de peso.

2. Educador físico com experiência nos vários tipos de cirurgia bariátrica:

  • a. Após a cirurgia o paciente perde peso em consequência da perda da massa gorda – o que é muito bom, pois a gordura deforma o corpo e traz uma série de problemas para a saúde - e da massa magra – o que não é bom, pois o músculo é o que dá o contorno do corpo, dá o aspecto de juventude e beleza. Logo, se, ao emagrecer, o paciente perde massa magra ele acaba ficando flácido, com o aspecto de doente e envelhecido. O ideal é que a perda de peso pós-operatória seja as custas da perda exclusiva da massa gorda, com isso o paciente emagrece ficando com aspecto mais jóvem, mais bonito, menos flácido e necessitando menos de cirurgia plástica. Por isso o acompanhamento com o educador físico com experiência em cirurgia bariátrica é importante na elaboração de um protocolo individualizado e acompanhamento na manutenção ou ganho da massa magra pós-operatória.

3. Esteticista com experiência nos vários tipos de cirurgia bariátrica:

  • a. Na perda de peso o paciente também apresenta um ressecamento da pele que contribui para o aspecto de envelhecimento, além da redução da elasticidade que acaba contribuindo para excessos de pele e maior necessidade de cirurgia reparadora. Por isso o acompanhamento com a esteticista com experiência em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica na elaboração de protocolo individualizado de tratamento estético.

4. Psicóloga com experiência nos vários tipos de cirurgia bariátrica:

  • a. Após a cirurgia o paciente passa por importantes mudanças físicas e emocionais. Está mudanças emocionais ou manutenção de problemas emocionais que já apresentava antes da cirurgia e que contribuíram para o ganho de peso, se não tratadas adequadamente no pós-operatório poderão comprometer o resultado final da cirurgia levando o desvio para outras compulssões e até o reganho de peso. Por isso o acompanhamento com psicóloga com experiência em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica no acompanhamento e elaboração de protocolo individualizado de atividade física.

O programa inclui:

1. Cinco (05) exames de Bioimpedância Corporal e Calorimetria Indireta (1 mês, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 1 ano de pós-operatório);
2. Cinco avaliações com a nutricionista (1 mês, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 1 ano de pós-operatório) incluindo em cada avaliação análise dos exames de Bioimpedância e Calorimetria Indireta.;
3. Cinco avaliações com o educador físico (1 mês, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 1 ano de pós-operatório) incluindo em cada avaliação análise dos exames de Bioimpedância e Calorimetria Indireta;
4. Avaliação e Tratamento Estético durante os 06 (seis) primeiros meses de pós-operatório incluindo os produtos utilizados no tratamento;
5. Doze avaliações com a psicóloga (1 avaliação/mês, durante o 1º. ano de pós-operatório).

  • Prof. Fran Brotas (Preparador Físico)

Avaliação no pós operatório com 45 dias (paciente já aceitando sólido).

Objetivo: estabelecer programas individualizados e parâmetros que serão utilizados, estabelecer um planejamento de exercícios individualizados.
Periodicidade: reavaliação de três em três meses, no período de um ano, tendo como objetivo a avaliação dos resultados; Se o paciente estiver ok, manter o programa, caso contrário, checar e detectar causas precocemente.

  • Dra. Vanessa Lourenço (Nutricionista)

Sete consultas no período de um ano, sendo a primeira no hospital, e as outras primeiro mês de operado, no segundo, no terceiro, no quarto, no sexto mês e com um ano de operado.

  • Dra. Sonia Gaby / Dra. Eliane Azevedo (Psicólogas)

Uma sessão mensal individual, com duração aproximada de 45”, iniciado com aproximadamente 45 dias de operado, no período de 12 meses.

Objetivo: mudança alimentar e corporal, mudança de vida, tudo o que vier no pós operatório. Apoio psicológico na fase de readaptação, de mudança de vida e eventuais conflitos que possam surgir.

  • Tecnóloga Altair Pinto (Esteticista)

Avaliação com 14 dias aproximadamente (após a retirada dos pontos).

Objetivo: melhora da acomodação da pele, melhora da qualidade da pele, cuidados estéticos da pele, emagrecimento saudável.
Estabelecer protocolo de estética, visando cuidados com a pele; redução de medidas.
Cinco séries de dez sessões (irá especificar quais são as séries).

 
Banner
Banner
Banner

Calcular IMC

Busca

Banner

Enquete

Você faria uma cirurgia para emagrecer?
 
Acesse também:
   
  Clínica
  Histórico
  Dr. Acácio Centeno
  Equipe Médica
  Localização
  Fale Conosco
  Trabalhe Conosco
   
   
   

   
  Exames
  Vídeo Endoscopia Digestiva Alta
  Vídeo Colonoscopia
  Retossigmoidoscopia Rígida ou Flexível
  Gastrostomia por Endoscopia
  Balão Intragástrico
  Dilatação Endoscópica de Estenose
  Esclerose de Varizes de Esôfago
  Ligadura Elástica de Hemorróidas
  Vídeo Laparoscopia
  Ultrassonografia
  Procedimentos Intervencionistas Dirigidos por Ultrasson
  ImpedanciopHmetria
  pHmetria Esofágica 24H
  Manometria Esofágica
  Manometria Anorretal
  "Biofeedback" Anorretal
  Determinação do Tempo de Trânsito Colônico com Marcadores Radiopacos
  Bioimpedância Corporal
  Eletrocardiograma (ECG)
  M.A.P.A
  Teste Ergométrico
  Holter
  Ecocardiograma
  Laboratório

   
  Especialidades
  Gastroenterologia
  Proctologia
  Cirurgia do Aparelho Digestivo
  Cirurgia Vídeo Laparoscópica
  Cirurgia Geral
  Cirurgia da Obesidade
  Cirurgia do Diabetes
  Nutrição
  Psicologia
  Educador Físico
  Esteticista
 
   
 
   
 
 
   
 
 
 

   
  Tratamento da Obesidade e Diabetes
  Balão Intragastrico
  Cirurgias Restritivas
  Cirurgias Malabsortivas
  Cirurgia Combinada ou Mista
  Acompanhamento Nutricional
  Atividade Física
  Acompanhamento Psicológico
  Acompanhamento Estético
  Programa Qualidade de Vida e Saúde Pós Bariátrica
  Cirurgia do Diabetes
   

   
   
  Programas Especiais
  Programa de "Check-up" Preventivo
  Programa Qualidade de Vida e Saúde Pós Bariátrica
  Orientação Nutricional
  Orientação Física
  Programa Segunda Solidária

   
  Outros
  Dicas de Saúde Digestiva
  Emagreça com Saúde
  Centro de Estudos
  News
  Clipping
  Vídeos
  Fotos
  Convênios
  Preparo dos Exames
  Consentimento Informado
  Webmail
 
             
         

Todos os direitos reservados a Procto Gastro. Copyright ® 2011.
Termos de Uso | Política de Privacidade
Desenvolvido por Documenta.