Educador Físico

  • PDF
  • Imprimir
  • E-mail

Emagrecer significa reduzir o volume de gordura das células adiposas do corpo. Perder peso é a redução da massa corporal total verificada por meio de balança. A perda de peso relaciona-se com a perda de gordura corporal e outros tecidos. Emagrecer nem sempre esta acompanhada ou relacionado com a perda de peso, o emagrecimento verifica-se por meio de testagem com equipamentos e técnicas especiais do tipo: adipômetro, futrex, bioImpedância, pesagem hidrostática, dentre outros.

Podemos emagrecer sem perder peso ou mesmo aumentá-lo, durante o processo de treino, principalmente por meio da musculação a qual beneficia ganhos em massa musculares sangue e líquidos corporais, que são constituintes da massa corporal magra ou livre de gordura. Há uma necessidade de maior individualização para prescrição de trabalhos visando emagrecimento, exatamente para que não sejam cometidos excessos nutricionais e de treinamentos. Devemos saber de forma mais apurada possível, qual a situação física e nutricional do indivíduo na atualidade.

Primeiramente precisamos determinar o perfil de gordura corporal e compará-lo com tabelas por faixa etária e sexo. Segundo, não devemos tentar relacionar o peso corporal com índices de massa corporal, única e exclusivamente. A observação do perfil dos caracteres sangüíneos tais como: colesterol total, HDL, LDL, numero de hemácias, glicose sangüínea, e atividade física praticada, e o estado de saúde geral, é o que mais importa.

A aparência ou a forma física, não são elementos confiáveis para julgar padrões de saúde. A busca pelo equilíbrio físico, social, e espiritual deve ser permanente, e esta será mais atrativa aos componentes motivacionais, pelo fato de não ser algo superficial ao homem.

Uma observação importante, é que não devemos classificar nenhum indivíduo como necessitando principalmente de perder peso (atitude em moda na atualidade), antes de estar-mos com os devidos resultados de testes padronizados e aceitos cientificamente.

Qualquer atividade física emagrece, por utilizar energia para a sua realização. Independe do tipo de trabalho físico que seja realizado, aeróbio ou anaeróbio, o fato é que nenhuma atividade física engorda. Em pesquisas citadas por Niemam; 1999, o conjunto de atividades aeróbias, atividades com pesos e dieta, foram as que mais reduziram o peso corporal. Apesar desses dados, o controle alimentar é o primeiro passo para aqueles que necessitam emagrecer. O controle dietético torna-se a mais indicada e eficiente forma para redução do peso corporal nos obesos, principalmente porque estes indivíduos não possuem uma capacidade física privilegiada.

Não devemos negar a importância do exercício físico para melhorias e prevenção das condições de saúde, por este motivo o mesmo não deve ser omitido dos programas para estimular a perda de peso. Devemos ficar cientes, de que as atividades físicas devem ser o elemento coadjuvante e não o principal, no controle sobre o peso corporal.

Nunca esqueça, de que o importante é levar um estilo de vida mais ativo e constante durante todo o ciclo de vida. Visando um melhor controle, sobre a gordura corporal, e hábitos saudáveis nutricionais, busca-se na atualidade o auxílio nos conhecimentos firmados da educação física, da nutrição e da medicina. "Buscar caminhos apenas visando padrões estéticos divulgados pala mídia é um grande erro."

 
Banner
Banner
Banner

Calcular IMC

Busca

Banner

Enquete

Você faria uma cirurgia para emagrecer?
 
Acesse também:
   
  Clínica
  Histórico
  Dr. Acácio Centeno
  Equipe Médica
  Localização
  Fale Conosco
  Trabalhe Conosco
   
   
   

   
  Exames
  Vídeo Endoscopia Digestiva Alta
  Vídeo Colonoscopia
  Retossigmoidoscopia Rígida ou Flexível
  Gastrostomia por Endoscopia
  Balão Intragástrico
  Dilatação Endoscópica de Estenose
  Esclerose de Varizes de Esôfago
  Ligadura Elástica de Hemorróidas
  Vídeo Laparoscopia
  Ultrassonografia
  Procedimentos Intervencionistas Dirigidos por Ultrasson
  ImpedanciopHmetria
  pHmetria Esofágica 24H
  Manometria Esofágica
  Manometria Anorretal
  "Biofeedback" Anorretal
  Determinação do Tempo de Trânsito Colônico com Marcadores Radiopacos
  Bioimpedância Corporal
  Eletrocardiograma (ECG)
  M.A.P.A
  Teste Ergométrico
  Holter
  Ecocardiograma
  Laboratório

   
  Especialidades
  Gastroenterologia
  Proctologia
  Cirurgia do Aparelho Digestivo
  Cirurgia Vídeo Laparoscópica
  Cirurgia Geral
  Cirurgia da Obesidade
  Cirurgia do Diabetes
  Nutrição
  Psicologia
  Educador Físico
  Esteticista
 
   
 
   
 
 
   
 
 
 

   
  Tratamento da Obesidade e Diabetes
  Balão Intragastrico
  Cirurgias Restritivas
  Cirurgias Malabsortivas
  Cirurgia Combinada ou Mista
  Acompanhamento Nutricional
  Atividade Física
  Acompanhamento Psicológico
  Acompanhamento Estético
  Programa Qualidade de Vida e Saúde Pós Bariátrica
  Cirurgia do Diabetes
   

   
   
  Programas Especiais
  Programa de "Check-up" Preventivo
  Programa Qualidade de Vida e Saúde Pós Bariátrica
  Orientação Nutricional
  Orientação Física
  Programa Segunda Solidária

   
  Outros
  Dicas de Saúde Digestiva
  Emagreça com Saúde
  Centro de Estudos
  News
  Clipping
  Vídeos
  Fotos
  Convênios
  Preparo dos Exames
  Consentimento Informado
  Webmail
 
             
         

Todos os direitos reservados a Procto Gastro. Copyright ® 2011.
Termos de Uso | Política de Privacidade
Desenvolvido por Documenta.